Cidade do RS recebe título do presidente da República

Foi oficializado pelo presidente interino da República, Geraldo Alckmin, a lei 14.571, que confere o status de Capital Nacional da Criação de Cavalos da Raça Puro Sangue Inglês à cidade de Bagé. A notícia foi divulgada pela Agência Senado.

A iniciativa de homenagear a cidade partiu do deputado Afonso Hamm, do Progressistas. Em sua justificativa para a aprovação da proposta, o parlamentar mencionou que Bagé é o lar de metade da criação de cavalos da raça Puro Sangue Inglês (PSI) do Brasil. Hamm também destacou que os haras da região são reconhecidos internacionalmente por sua criação de cavalos PSI, graças às características únicas de solo, clima, pastagem e mão de obra altamente qualificada.

Lei 14.571 é resultado do sucesso da criação de cavalos em Bagé e Aceguá, segundo veterinário.

Aprovada no Senado, a Lei 14.571 representa o merecido reconhecimento a uma longa trajetória de sucesso. Ulisses Carneiro, renomado veterinário e criador de cavalos Puro Sangue Inglês, enfatizou em entrevista ao Jornal Minuano que esta lei é resultado de seis décadas de trabalho árduo em Bagé e Aceguá, cidades com resultados superiores no cenário nacional e internacional.

“Esses animais que são destaque no país e Exterior, ao longo dos anos, a sua grande maioria foram criados na região de Bagé e Aceguá. Isso é muito justo e vem num momento em que o turfe passa por uma reciclagem, onde os haras bajeenses, nos últimos 20 anos, tiveram uma significativa diminuição, mas o trabalho dos profissionais envolvidos; dos proprietários que restaram, vêm fazendo com que a qualidade na criação siga a mesma”, disse Carneiro.

Carneiro ainda afirmou que os haras da região estão obtendo resultados cada vez mais impressionantes. Durante o Grande Prêmio São Paulo deste final de semana, realizado em São Paulo, o Haras Old Friends viu dois de seus cavalos ganharem provas importantes, provando mais uma vez que Bagé é um centro de criação de cavalos de corrida de qualidade. Além disso, um dos cavalos de Bagé, Doutor Sureño, de quatro anos, criado pelo Haras Old Friends, conquistou o 100º Grande Prêmio São Paulo defendendo o Haras Moema no domingo, dia 7.

Fonte: Jornal Minuano

Foto: Divulgação/Sebrae