Cidade do RS é considerada uma das piores em saneamento básico no Brasil

De acordo com um levantamento divulgado em março, revelou que, no Brasil, 100 milhões de pessoas não têm rede de esgoto e falta água potável para 35 milhões. Entre as piores cidades em saneamento básico, está Gravataí, no Rio Grande do Sul.

Atualmente, cerca de 87% da população recebe água e 33% esgoto. Além disso, o rio Gravataí, o principal manancial da cidade, é o quinto mais poluído do Brasil. Ao seguinte, o prefeito Luiz Zaffalon (MDB) revelou que “da atual situação já sabemos o resultado. Gravataí ao mesmo tempo em que só faz crescer, convive com uma rede de saneamento medieval.”

O ranking, realizado pelo Instituto Trata Brasil, foi baseado nos indicadores de 2021 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. São analisados os 100 municípios brasileiros mais populosos.

Os principais dados da ‘desigualdade sanitária e social’ foram divulgados por reportagem do g1. Confira:

  • Acesso a água potável: Enquanto 99,7% da população das 20 melhores cidades têm acesso às redes de água potável, nos 20 piores municípios, o número é de 79,6% da população.
  • Acesso a coleta de esgoto: 97,7% da população nos 20 melhores municípios têm acesso aos serviços, enquanto somente 29,2% da população nos 20 piores municípios são atendidos.
  • Tratamento de esgoto: Enquanto o primeiro grupo tem, em média, 80,1% de cobertura de tratamento de esgoto, o grupo dos piores trata apenas 18,2% do esgoto produzido.
  • Perdas na distribuição: Entre as melhores cidades, 29,9% da água produzida é desperdiçada na distribuição por conta de tubulações antigas e “gatos”. Já entre as piores, o indicador chega a 51,3%.

Confira as melhores e piores cidades em saneamento básico do Brasil

As 20 melhores cidades

São José do Rio Preto (SP)

Santos (SP)

Uberlândia (MG)

Niterói (RJ)

Limeira (SP)

Piracicaba (SP)

São Paulo (SP)

São José dos Pinhais (PR)

Franca (SP)

Cascavel (PR)

Ponta Grossa (PR)

Sorocaba (SP)

Suzano (SP)

Maringá (PR)

Curitiba (PR)

Palmas (TO)

Campina Grande (PB)

Vitória da Conquista (BA)

Londrina (PR)

Brasília (DF)

As 20 piores cidades

Macapá (AP)

Marabá (PA)

Porto Velho (RO)

Santarém (PA)

São Gonçalo (RJ)

Belém (PA)

Rio Branco (AC)

Maceió (AL)

Várzea Grande (MT)

Ananindeua (PA)

Duque de Caxias (RJ)

São João de Meriti (RJ)

Gravataí (RS)

Jaboatão dos Guararapes (PE)

São Luís (MA)

Belford Roxo (RJ)

Pelotas (RS)

Manaus (AM)

Cariacica (ES)

Caucaia (CE)