Cidade do PR registra a menor temperatura do ano; veja quando irá esquentar

Em frio, um município do Paraná alcançou um marco significativo de temperatura. A capital do estado, Curitiba, teve um de seus dias mais gelados em muito tempo — nesta terça-feira (18), a cidade paranaense marcou a sua menor temperatura máxima em um ano, cerca de 13 °C.

É o menor registro no município desde novembro de 2022, ano cuja menor marca foi de 12,6 °C. Para Curitiba, o mês de julho de 2023 tem tido as menores temperaturas dos últimos anos. No mesmo dia, a mínima foi de 9 °C, registrada no começo da noite, por volta das 19h.

Apesar do frio, a cidade irá esquentar em breve. Confira abaixo mais informações sobre o tempo na capital paranaense.

Cidade registra menores temperaturas em anos

Desde 2018, a menor temperatura registrada em Curitiba foi de 1,2 °C, em 9 de julho de 2021. Nas últimas semanas, duas marcas se aproximaram do recorde: em 14 de julho, foram anotados 5,5 °C; no dia seguinte, 15 de julho, foram 3,5 °C.

A temperatura média na cidade até o dia 18 foi de 14,3 °C. É o período mais frio registrado na cidade nos últimos sete anos — a última vez que Curitiba teve um mês tão gelado foi em junho de 2016, quando a média mensal foi de 13,4 °C, segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No entanto, a capital deve estar prestes a entrar em um período mais quente. De acordo com dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Curitiba terá marcas mais elevadas nos próximos dias, com aumento das mínimas e máximas. O ápice deve ocorrer no dia 30, quando a maior temperatura registrada será de 25 °C.

No entanto, chegando ao início de agosto, o frio retorna e as temperaturas entram em queda novamente, com máxima de 10 °C e mínima de 9 °C no primeiro dia do mês.

Imagem: Reprodução / Gilson Abreu / AEN-PR