Cidade do Paraná lidera importante ranking brasileiro feito pela ONU

A cidade de Londrina, no Paraná, foi eleita a primeira cidade do Brasil no ranking nacional de Cidades Sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU). O destaque tem como base, principalmente, o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR).

Logo após de Londrina, ficaram as cidades de Sorocaba (SP), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Cuiabá (MT), Natal (RN), Maceió (PL) e Teresina (PI). Sendo assim, a região Sul brasileira se destaca, com duas cidades dentre as primeiras.

Vale ressaltar que, atualmente, há 292 cidades signatárias do Programa de Cidades Sustentáveis (PCS) no país. Uma cidade signatária consiste em um município responsável por apresentar planos de metas, além de auxiliar a administração pública.

De acordo com a prefeitura de Sorocaba, levando em conta todas as cidades signatárias, ao total, Sorocaba foi classificada como a 17ª melhor do estado de São Paulo e 25ª no Brasil, sendo um forte destaque.

Como é feito o cálculo?

De acordo com a prefeitura de Sorocaba, o Programa de Cidades Sustentáveis utilizou o maior número de indicadores de quatro áreas. Sendo elas:

  • Saúde e bem-estar;
  • Educação de qualidade;
  • Redução das desigualdades;
  • Cidades e comunidades sustentáveis.

Por outro lado, também são utilizados indicadores como:

  • Energia acessível e limpa;
  • Indústrias;
  • Inovação e infraestrutura;
  • Parcerias e meio de implementação.

Dessa forma, o Programa Cidades Sustentáveis é considerado um incentivo de sustentabilidade urbana, com o objetivo de incorporar as dimensões sociais, ambientais, econômicas e políticas.

Além disso, o programa oferece ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e planejamento urbano integrado, além de mecanismos de controle social e estímulo à participação cidadã.

Vale ressaltar que o ranking abrange os municípios brasileiros signatários com população entre 501 mil habitantes e 1 milhão de habitantes. 

Imagem: Reprodução / Wilson Vieira