Cidade de SP irá receber novo sistema após desastre no RS

Após desastres recentes no Rio Grande do Sul, a cidade de Guarujá, em São Paulo, vai receber um novo sistema de sirenes para alertar sobre temporais e áreas de risco na cidade. A medida será custeada pelo Governo de São Paulo.

O investimento deve ser de R$ 4,6 milhões em equipamentos, que irão ser divididos entre Guarujá e São Sebastião, no litoral, e Franco da Rocha, na região metropolitana do estado. Os três locais sofreram com desastres.

Contudo, a decisão apenas aconteceu durante a tragédia do Rio Grande do Sul, onde 37 pessoas morreram com a chuva que atingiu a região na última segunda-feira (4).

Confira agora mesmo mais informações sobre os equipamentos e treinamentos para proteger a população do litoral de São Paulo!

Como vão funcionar os equipamentos?

De acordo com a Defesa Civil, um treinamento com as comunidades deve acontecer para orientar a população sobre as áreas de risco, rotas de fuga e indicação de abrigos seguros no município.

Além disso, segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado, Henguel Ricardo Ferreira, a licitação será aberta na próxima segunda-feira (11). A previsão é que o novo sistema de alarmes comece a funcionar até o início da Operação Chuvas de Verão, entre os meses de dezembro a fevereiro.

Apenas em 2023, Guarujá registrou o maior número de volume de chuva em 70 anos, chegando a aproximadamente 400 milímetros em 24 horas, deixando mais de 190 pessoas desabrigadas na cidade. 

Por conta disso, as autoridades trabalham para que o novo sistema de alarme funcione o mais rápido possível, evitando grandes tragédias.

Imagem: Reprodução / Markus Spiske / Pixabay