Ciclone se afasta do Paraná e tempo deve mudar no estado! Confira previsão para os próximos dias

Esta semana está sendo marcada por mudanças bruscas no tempo no Paraná. Enquanto na tarde desta quarta-feira (13), os termômetros estavam marcando mais do que 30°C, na manhã desta quinta (14), a temperatura ficou na casa dos 11°C.

A frente fria que atingiu o Estado é decorrente de um ciclone, que se formava na costa do Rio Grande do Sul. O resto do dia será marcado pela chuva mal distribuída e há a possibilidade de geada no centro-sul, de acordo com Stephanie Tozzo, da Climatempo.

Frio começa a perder força no Paraná neste fim de semana

As alterações no clima não param por aqui. O frio começa a perder força com a chegada do final de semana, assim, abrindo portas para a amplitude térmica. As madrugadas ainda devem ser frias, porém, a previsão indica que as máximas para sábado (16) e domingo (17), irão girar em torno de 25°C e 30°C, respectivamente.

O calor deve voltar com tudo na próxima semana. Em Curitiba, as máximas devem ficar próximas dos 30°C. No interior do Estado, deve haver pancadas de chuva no final da tarde. Nuvens não devem se formar na capital, na região metropolitana e no litoral, por conta de uma massa de ar vinda de São Paulo.

Inmet publica aviso para população do Paraná

Nesta quinta-feira (14), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta sobre a umidade relativa do ar em Curitiba, que ficará abaixo de 12% ao longo do dia. Com esta condição no clima, há grande risco de ocorrerem incêndios florestais e danos à saúde, como doenças pulmonares, dores de cabeça, entre outros. O aviso é válido entre às 14h e 17h.

O Inmet recomenda que a população beba bastante líquido, não pratique atividades físicas, já que elas são nocivas neste tempo seco, evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, use hidratante para pele e umidifique o ambiente e que evite bebidas diuréticas, como café e álcool.

Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Imagem: Prefeitura