Ciclone deve afetar o tempo em Santa Catarina até quando? Confira previsão para os próximos dias

A manhã desta quarta-feira (27) foi marcada pela presença de chuvas intensas e alto nevoeiro nas áreas de divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. De acordo com o boletim meteorológico da Defesa Civil, essa condição está associada ao avanço de uma frente fria, relacionado ao ciclone extratropical.

Moradores do sul do Brasil, entre o território gaúcho e catarinense, estão enfrentando as consequências desses fenômenos climáticos há meses. Por isso, o questionamento que persiste entre a população é: até quando o tempo ficará bagunçado?

Qual a previsão para o ciclone cessar em Santa Catarina

Segundo informações do meteorologista Piter Scheuer, o ciclone deve atuar intensamente em alto mar na costa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Sendo assim, o meteorologista aponta que o fenômeno deve se dissipar rapidamente para o oceano.

Piter aponta a chuva intensa, temporais com trovoadas e descargas elétricas como consequência da passagem do ciclone extratropical. Além disso, poderá haver queda de granizo e vendavais para o Estado.

Contudo, ao passo em que a frente fria também vai se afastando do continente, haverá uma melhora gradativa da condição do tempo. O meteorologista ressalta que o tempo tende a melhorar na quinta-feira (28).

Grandes volumes de chuva em Santa Catarina

De acordo com a Defesa Civil, Santa Catarina enfrentou um grande volume de chuva registrado nas últimas 48 horas. A cidade mais afetada foi Navegantes, no qual registrou 80 mm de precipitação nos últimos dois dias.

Além disso, um novo alerta da Defesa Civil indica que, por conta dos fenômenos, entre o final da manhã e o início da tarde desta quarta-feira (27), os ventos do Sul irão ganhar força, podendo variar entre 70 km/h e 80 km/h.

Foto: Inmet