Chuvas no RS fazem mais de 17 mil pessoas deixarem suas casas

Desde o dia 15 de novembro, mais de 17 mil gaúchos deixaram suas casas por conta das fortes chuvas que afetam o Estado. Os dados foram divulgados pela Defesa Civil na noite de segunda-feira (20). De acordo com o órgão , 13,2 mil moradores estão desalojados e outros 3,7 mil desabrigados em 158 dos 497 municípios do RS.

Além dos temporais, também foram registrados vendavais, enxurradas, inundações, soterramentos e uma microexplosão após a formação de uma forte corrente de vento, consequente das chuvas. Até o momento, quatro pessoas morreram e outras 63 ficaram feridas.

Entre as vítimas, estão duas mulheres que morreram soterradas depois após o desmoronamento da casa em que moravam, em Gramado; uma mulher atingida pelo desabamento da estrutura de um ginásio em Giruá; e um homem que foi arrastado pela correnteza dentro de seu carro, em Vila Flores.

Nível do Rio Guaíba aumenta por conta das chuvas e água invade ruas de Porto Alegre

Entre a noite de segunda-feira (20) e a madrugada de terça-feira (21), o sistema de contenção das cheias do Rio Guaíba (RS) falhou e o Quarto Distrito de Porto Alegre, que reúne cinco bairros da capital, foi inundado. De acordo com o jornal GZH, a estrutura cedeu com a pressão da água na comporta de número 13, localizada no antigo acesso de trilhos para o Porto de Porto Alegre.

Diversas ruas no distrito ficaram inundadas, segundo o instituto de meteorologia MetSul. Nesta terça-feira, o nível do rio amanheceu em 3,44 metros, com tendência de alta, conforme registro às 8h. O nível de transbordamento é de 3 metros.

Além do fechamento de vias, as enchentes atrapalharam o funcionamento de semáforos da cidade, de acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação local. A empresa de trens que atua no estado também anunciou a interrupção de operações em pontos atingidos pelas chuvas.