Chuvas fortes? Saiba como deve ser o clima no Sul do Brasil durante o mês de outubro

Grande parte das enchentes de Porto Alegre conta com um fenômeno em comum: o El Niño. Ele é caracterizado por aquecimento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico na faixa equatorial.

Embora haja dados na literatura sobre as condições do Pacífico desde 1950, muitos deles não são consensuais. Isso porque, em 1928, Porto Alegre registrou grande enchente no Guaíba, atingindo 3,20 metros. Contudo, na literatura técnica, o ano é classificado como La Niña ou neutro (sem El Niño), conforme cada estudo.

Sendo assim, a história mostra que as grandes enchentes ao longo dos últimos 80 anos têm forte ligação com o El Niño. O fenômeno, então, está associado ao aumento de chuva no Sul do Brasil com extremos de precipitação.

Mas afinal, como será o mês de outubro no Sul?

Outubro é um mês tipicamente de primavera, com menos frio e um aumento dos dias de calor no Sul do Brasil. Vale ressaltar que o tempo severo pode ser comum na região, uma vez que há um encontro de massa fria e quente neste mês.

O El Niño segue se fortalecendo no Pacífico nesta segunda metade de setembro. O último boletim semanal da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), dos Estados Unidos, indicou uma anomalia no tempo do Sul brasileiro.

A tendência é de que o El Niño siga influenciando o clima em outubro e com perspectiva de as águas aquecerem cada vez mais na porção Centro-Leste do Pacífico, com a intensificação do fenômeno.

Com isso, o aumento das chuvas podem ser significantes para vários alertas na região, levando em consideração as consequências que as tempestades e fortes ventos podem causar no Sul do Brasil.

Foto: Lauro Alves / Agencia RBS