Chuva acima da média! Saiba como deve ficar o clima no Sul do Brasil em dezembro

O mês de dezembro começará com o chamado verão climático, que compreende o trimestre de dezembro a fevereiro. Contudo, vale ressaltar que o verão astronômico deve ter início em 2023 à 0h27 do dia 22 de dezembro.

Tratando-se de um mês importante para o comércio e que, pelo início das festas, tem alta nas suas vendas, prestar atenção aos eventos climáticos é de suma importância para aproveitar bem o final de ano. Por aqui, vamos explorar a previsão meteorológica para o mês de dezembro.

Veja mais detalhes a seguir!

Mês conta com alto índice de chuva

Historicamente, o mês marca um aumento expressivo no número de dias de calor no Sul do Brasil, além de aumento significativo da frequência da chuva no Sudeste e no Centro-Oeste brasileiro.

Em Porto Alegre, por exemplo, a máxima média histórica de dezembro é de 30,0ºC, somente atrás das médias máximas de janeiro (31,0ºC) e de fevereiro (30,5ºC). Já na cidade de São Paulo, com base nas normais 1991-2020 da estação de Mirante de Santana, a média máxima de dezembro é de 28,3ºC, a terceira mais alta entre todos os meses do ano, atrás de janeiro (28,6ºC) e fevereiro (29,0ºC).

Vale ressaltar que a maior parte do Sul do Brasil não conta com uma mudança radical na frequência de precipitação.

Chuva abundante no Sudeste e Centro-Oeste

A chuva é mais abundante nesta época do ano no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil por uma condição chamada de Zona de Convergência do Atlântico Sul, um corredor de umidade que vem da Amazônia e vai até o Sudeste que persiste por vários dias com chuva frequente e volumosa, geralmente desencadeado por uma frente fria.

Já no Sul, embora as frentes frias que trazem chuva não deixem de atuar, este sistema é menos frequente e costuma passar mais pelo oceano, deixando de atingir as regiões urbanas.

Imagem: Reprodução / evening_tao / Freepik