Chimarrão: conheça os benefícios da bebida mais tradicional do RS

Na segunda-feira (24), foi comemorado o Dia do Chimarrão, uma das bebidas preferidas dos gaúchos. O chimarrão, feito da erva-mate, é uma bebida que pode ser misturada com diferentes tipos de chá, como o verde e o de hortelã.

Além de ser ótimo para reunir amigos e ter um gostinho que atrai o paladar dos gaúchos, o chimarrão é uma bebida que apresenta diversos benefícios à saúde, já que é fonte de nutrientes como vitamina B1, B6, C, D, E e minerais como ferro, fósforo potássio e manganês. Segundo estudos realizados pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, o chimarrão também pode reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).

De acordo com Sorella Mendes, psicoterapeuta e idealizadora do programa de emagrecimento Mente Magra. “Diversas pesquisas comprovam que o emagrecimento está totalmente ligado ao fator emocional. E pela experiência que já tive com mais de mil mulheres, tomar chimarrão é uma prática que pode ajudar no processo ao promover a sensação de prazer e controlar a ansiedade”.

A seguir, confira outros benefícios da bebida.

Saiba quais são os benefícios do chimarrão

Estimulante

A bebida também é um ótimo estimulante, já que contém cafeína, que pode aumentar a concentração e reduzir o cansaço mental.

Hidratação

Por incrível que pareça, o chimarrão também é responsável por hidratar o corpo, já que contém grande quantidade de água quente.

Estimula o sistema imunológico

Estudos também mostram que o chimarrão estimula o sistema imunológico, já que a bebida tem propriedades imunoestimulantes, o que pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico do corpo.

Apesar de apresentar diversos benefícios, o chimarrão deve ser consumido moderadamente, já que muita cafeína pode acabar causando insônia e aumento da pressão arterial, agitação, irritabilidade e nervosismo. Em gestantes, pode causar atraso na formação cerebral do feto.

Reúne amigos e aproveite o melhor que o Rio Grande do Sul tem a oferecer: um bom chimarrão!