Casa de Cultura Mario Quintana: Acervo Elis Regina recebe doação histórica

O acervo com itens da cantora Elis Regina localizado na Casa de Cultura Mario Quintana recebeu uma importante doação. Artigos raros como fotografias com negativos, ingressos de show e documentos pessoais da cantora poderão ser conferidos pelo público em Porto Alegre.

Os mais de 200 artigos relacionados a Elis foram doadas pelo produtor cultural Àllen Guimarãez, que é fã da cantora. O material ainda está sendo catalogado para que os objetos mais interessantes integrem a exposição do Acervo Elis Regina, localizado no segundo andar do centro cultural.

Para Alexandre Veiga, coordenador do Núcleo de Acervo e Memória e responsável pelo acervo, a maior parte dos itens tem caráter único e raro, mostrando o esforço da coleção.
Entre os principais destaques dos novos artigos do acervo estão as fotografias de registro das turnês É Elis (1972), Falso Brilhante (1976), Transversal do Tempo (1978), Essa Mulher (1979), Saudade do Brasil (1980) e Trem Azul (1981). Também há registros de Elis em sua vida familiar, como fotos ao lado do primeiro marido, Ronaldo Bôscoli e dos filhos João, Pedro e Maria Rita, além de fotos de camarins, bastidores e programas de televisão. 

O coordenador ressalta que as entradas para show são tão raras que podem ser consideradas únicas, porque as pessoas não costumam guardá-las. 

Casa de Cultura recebe maior doação em Porto Alegre

A doação feita por Àllen Guimarãez já é a maior recebida pela Casa de Cultura Mario Quintana. Guimarãez é pesquisador, escritor e colecionador de artigos sobre a trajetória da cantora. 

Após conhecer o espaço dedicado à cantora, o colecionador fez questão de destinar parte de sua coleção pessoal que já esteve presente na exposição Viva Elis. “Separei quase tudo que tinha em casa. Deixei apenas uma coleção completa de vinil com todos os discos de carreira da Elis, uma coleção de CDs e um quadro em preto e branco, que gosto muito e ocupa um lugar especial na minha casa”, disse Àllen em depoimento para a imprensa.