Cartões do Auxílio Brasil: decisão de Lula pode trazer novas funções

Governo Lula pode trocar os cartões do Auxílio Brasil para trazer novas funções para beneficiários, como função débito. O objetivo seria acabar com a dependência do celular e oferecer alternativas além do PIX e do pagamento pelo aplicativo Caixa Tem.

A ideia vem após a entrega de um relatório de propostas da Caixa pela ex-presidente da instituição, Maria Fernando Coelho. A função débito pode beneficiar a população, gerando acessibilidade e facilitando o uso cotidiano do auxílio.

O que a mudança no Auxílio Brasil pode significar para os beneficiários?

Os únicos métodos de pagamento disponíveis hoje para o Auxílio Brasil são o PIX e o aplicativo Caixa Tem. Logo, para a população que não possui acesso á celular, internet ou possui dificuldades para utilização do ambiente digital, o benefício pode ser de difícil acesso.

Dessa forma, a troca de cartões e a habilitação da função de débito aumentaria a acessibilidade e facilitaria o uso no cotidiano, permitindo pagamentos de forma rápida e simples.

A mudança também reforçaria a segurança dos beneficiários que até o momento precisam sacar o auxílio diretamente em lotéricas ou unidades da Caixa, diminuindo o risco de perda e roubo.

Em junho desse ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) liberou a emissão de 8,5 milhões de cartões com a função, abarcando apenas 40% dos 21 milhões de beneficiários. A decisão de Lula contemplaria a parcela da população que ainda não tiveram acesso aos novos cartões.

Vale ressaltar que o benefício pode demorar chegar. A mudança de nome do Auxílio Brasil para Bolsa Família, os investimentos contra fraudes e os altos custos de produção são fatores que podem fazer com que os novos cartões levem um tempo para estarem disponíveis.