Carro popular dos anos 90 pode ser relançado

Após a crise do setor automobilístico no governo de Itamar Franco (1992-1995), a volta do carro popular está novamente em pauta. Contudo, os números mais recentes mostram um crescimento de 20% na produção de automóveis brasileiros em março de 2022, em relação ao ano anterior, totalizando 221,8 mil unidades, entre automóveis de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Segundo a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a produção também aumentou 37,3% em comparação com o mês anterior de fevereiro. Tais números indicam uma recuperação significativa da indústria automobilística brasileira.

Montadoras investem em modelos de entrada para atender consumidores com orçamento mais baixo

Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, afirmou que investigações já estão em andamento, mas com preços desanimadores. De acordo com o executivo, um produto popular lançado durante o governo de Itamar Franco custaria atualmente cerca de R$ 80 mil, enquanto o governo quer que o valor não ultrapasse R$ 50 mil.

Os preços dos carros mais baratos vendidos no país hoje giram em torno de R$ 70 mil, o que pode tornar difícil a oferta de um carro popular que atenda às expectativas do governo e dos consumidores.

Apesar dos desafios para a oferta de um carro popular com preços mais acessíveis, as montadoras têm investido em modelos de entrada com recursos básicos e preços mais baixos em comparação aos modelos de médio e alto padrão. A estratégia é atrair consumidores que buscam um carro novo, mas que não podem arcar com valores muito elevados.

Imagem: Divulgação / Volkswagen