Calor faz venda de ventilador e ar-condicionado disparar no Paraná; saiba quando as temperaturas devem baixar no estado

As altas temperaturas registradas em Curitiba, em decorrência da onda de calor que atingiu vários estados brasileiros nas últimas semanas, registraram um aumento significativo na busca por ventiladores e ar-condicionado nos comércios paranaenses.

Prova disso é que as lojas que são referência no segmento, como a Casas Bahia, Lojas Colombo e Magazine Luiza, por exemplo, registraram um aumento expressivo na venda desses itens em setembro deste ano. Os números superam os alcançados no verão, onde o calor é uma característica comum.

Vale ressaltar que o ano de 2023 vem sendo bastante atípico para os eventos climáticos, uma vez que as ondas de calor passaram a acontecer durante todo o ano.

Aumento das vendas de ventilador e ar-condicionado

De acordo com gerente da loja das Casas Bahia, localizada no Centro de Curitiba, Jean Mendes, em entrevista ao Bem Paraná, relata que o mês de setembro contou com altas extraordinárias.

“Já temos até profundidade de estoque, porque 2023 tem sido um ano atípico, mas dessa vez [o aumento na demanda] foi de forma mais repentina mesmo. A gente tinha produtos aí pra atender a demanda, a equipe está preparada, mas com essa oscilação aí do clima, foi algo bem inesperado mesmo”, afirma ele.

As vendas de ventiladores aumentaram disparadamente: os modelos de mesa tiveram alta de 34% e os de coluna, de 18%. A expectativa é que as vendas continuem até a chegada do verão.

Consumo de energia elétrica no calor

Devido ao calor excessivo que foi registrado nos últimos dias, o consumo de energia elétrica aumentou pelo quarto mês consecutivo. No Paraná, o aumento da demanda de energia foi ainda mais expressivo do que a média nacional, com alta de 4%.

Segundo o CCEE, os dias com calor intenso têm influenciado em um uso maior de equipamentos de refrigeração.

Foto: Franklin de Freitas