Calor de 45°C? Confira previsão do tempo para esta semana

Essa semana que começa será marcada por extremos históricos no Brasil, registrando temperaturas acima de 45°C em alguns pontos específicos. Devido à atuação do El Niño, esta semana será memorável em eventos meteorológicos com uma brutal onda de calor.

Além disso, o Sul sofrerá com tempestades e volumes excessivos de chuva com enchentes. Por isso, as autoridades devem ficar em alerta para possíveis resgates nos próximos dias, além de alertar a população sobre os riscos climáticos.

Veja a previsão do tempo para essa semana e confira onde a onda de calor pode afetar com mais brutalidade!

Onda de calor com altas históricas

O calor deve ser o grande protagonista para esta semana. A temperatura deve alcançar marcas tão altas que se inserirá como um dos eventos mais extremos de temperatura já observados no território brasileiro.

Começando neste domingo (12), as máximas registradas em estações automáticas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia atingiram: 40,5ºC no Paraná; 41,6ºC em São Paulo; 42,7ºC no Mato Grosso do Sul; 41,0ºC no Rio de Janeiro; 40,8ºC no Espírito Santo; 41,4ºC em Minas Gerais; 40,5ºC na Bahia; 40,8ºC em Goiás; e 40,4ºC no Mato Grosso.

Semana com onda de calor

Com isso, o calor deve aumentar significativamente nesta semana no Centro do Brasil com máximas de 43°C a 45°C. As capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Campo Grande e Belo Horizonte podem ter as maiores temperaturas registradas.

Além disso, a MetSul adverte para um evento de calor histórico, singular e extraordinário. O Sul será atingido por um grande volume de chuva e instabilidade, principalmente no Rio Grande do Sul.

Devem ser esperados temporais isolados de vento e granizo. A chuva excessiva deve trazer inundações e cheias de rios com enchentes. É alto o risco também de quedas de barreiras e deslizamentos.

Foto: Pixabay