Calor de 40ºC que atingirá o Brasil pode chegar ao RS? Veja a previsão do tempo!

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), haverá uma onda de calor que promete elevar as temperaturas em diversas regiões do Brasil, com foco no Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As máximas devem ser registradas no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.

Contudo, segundo a Climatempo, apenas o estado do Rio Grande do Sul deve ficar de fora da onda de calor esperada. Porém, será possível observar temperaturas altas em território gaúcho, mas sem a mesma proporção que os outros estados.

A previsão para o Sul do Brasil demonstra uma intensificação e prolongamento do calor, pelo menos, até este domingo (24).

Previsão para o RS

Ao longo desta semana, os volumes de chuva esperado no Rio Grande do Sul ficarão em torno dos 100 milímetros, especialmente na parte centro-sul do estado. Podem ser registrados episódios de chuva intensa e localizada no sul do estado gaúcho.

Por isso, vale ressaltar a necessidade de se atentar às condições climáticas da sua região, uma vez que o Rio Grande do Sul poderá contar com temporais com volume de chuva intenso.

Onda de calor para o restante do Brasil

Os estados de Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão, podem sofrer com temperaturas acima de 40°C, devido à uma massa de ar quente.

Além disso, o pior calor será nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com marcas bastante superiores a 40°C, representando um risco à população. As autoridades devem se manter atentos quanto a onda de calor.

“Trata-se de uma situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades. Serão vários estados em que o calor será muito intenso a extremo”, alertou a Metsul. 

Foto: Stock.com