Café não traz só malefícios! Veja quais são os os benefícios que o “cafezinho” nos proporciona

Seja no café da manhã, à tarde ou no final do dia, um café quentinho é sempre bem-vindo. Apesar de ter os seus problemas e nem sempre ser a melhor opção, essa deliciosa bebida também pode ser uma grande aliada para o nosso corpo, quando consumida da maneira correta.

Diminuir o sono e dar energia são efeitos quase irrelevantes quando comparados com todos os benefícios que o “cafezinho” tem. Neste artigo, você irá se surpreender ao conferir o poder que esse grão sempre presente na cozinha dos brasileiros tem. Pegue sua xícara e aproveite a leitura.

Quais são os benefícios do café?

Além de ser delicioso e nos ajudar a ter energia o suficiente para tarefas simples do dia a dia, o café é um poderoso “remédio” natural capaz de curar até as piores doenças. Confira.

Promove saúde cardiovascular

Rica em antioxidantes, essa bebida atua no combate de radicais livres que danificam as células do nosso corpo, assim, melhorando a saúde cardiovascular.

Redução do risco de diabete tipo 2

Amantes de café e diabetes não combinam. Compostos presentes nessa bebida, como o ácido clorogênico, têm o papel de aumentar a sensibilidade à insulina, consequentemente, regulando a quantidade de açúcar no sangue.

Protetor contra doenças neurodegenerativas

O café também é ótimo para a saúde neuronal. Devido aos seus efeitos neuroprotetores, essa bebida consegue proteger o corpo de doenças como o Alzheimer e o Mal de Parkinson, além de diminuir os sintomas de pacientes que já têm a síndrome de Parkinson.

Apesar de ter inúmeros benefícios e ser ótimo para o nosso corpo, o café não deve ser consumido exageradamente. Isso porque, altas doses de cafeína podem causar nervosismo, irritabilidade e insônia. A bebida também não é indica para quem sofre com problemas estomacais, refluxo ou gastrite.

Imagem: Reprodução / MAPA