Caça F-5 da Força Aérea é encontrado na Lagoa dos Patos; Fim de um mistério de 40 anos?

No dia 11 de agosto, Cristian Yanzer, comandante na companhia aérea Latam e velejador, partiu na madrugada para investigar a pista indicada por um pescador que viu suas redes de tainha se prenderem em algum objeto submerso nas proximidades do banco das desertas.

Dois caças F-5 do Esquadrão Pampa decolaram da Base Aérea de Canoas para uma missão de combate aéreo 1×1 (dogfight), em 28 de julho de 1982. Após a decolagem, o par de caças rumou para uma das áreas de treinamento sobre a Lagoa dos Patos.

Em um dos F-5, estava o tenente aviador Edson Luiz Chiapetta Macedo. Em determinado momento, o caça mergulhou nas águas da lagoa – e desapareceu. As investigações apontam que Macedo sofreu uma desorientação espacial em razão da maneira com que ocorreu o incidente. O outro F-5 envolvido no treinamento regressou para Canoas em segurança.

A Força Aérea Brasileira (FAB) montou uma grande operação de buscas. Havia a esperança que Macedo tivesse se ejetado antes da queda. Foram duas semanas de mobilização, envolvendo FAB, policiais e Corpo de Bombeiros. As buscas se concentraram em uma área de 70 quilômetros a sudeste de Porto Alegre.

Num primeiro momento, foram localizadas apenas pequenas peças flutuando. Até então, o FAB 4831 e o tenente Edson Chiapetta jamais foram encontrados num mistério de 40 anos.

Mistério de 40 anos parece chegar perto do fim

Há cerca de um mês, o pescador Josoé Ortiz, de Palmares do Sul, viu suas redes de tainha se prenderem em algum objeto submerso nas proximidades do banco das desertas. Quando puxou, encontrou pequenas peças que achou que poderiam ser do caça desaparecido.

Então, no dia 11 de agosto, Cristian Yanzer, comandante na companhia aérea Latam e velejador, partiu na madrugada para investigar a pista indicada por Josoé.

Na tela do equipamento, reflexos metálicos visíveis indicavam muitas peças espalhadas pelo leito da Lagoa, a cerca de 100m do local onde as redes estavam colocadas. Com as imagens de sonar e as peças entregues, o V COMAR (5º Comando Aéreo Regional) foi contatado através do Coronel Biasus, piloto de caça, ex-comandante do Esquadrão Pampa e contemporâneo do aviador desaparecido no acidente.

Nesta semana, serão desencadeadas as ações de resgate dos restos mortais do aviador, com novo contato com o V COMAR e sinal verde do alto comando da Força Aérea Brasileira.