Briga entre detentos em presídio gaúcho acaba em morte

Uma briga entre detentos resultou em 16 feridos e uma morte neste sábado (25) no Presídio Estadual de Rosário do Sul. De acordo com informações da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), a vítima foi um dos presos, atingido por disparo de arma de fogo realizado por outro detento.

Entre os feridos, oito precisaram receber cuidados médicos maiores, três seguem internados e os demais apresentam quadro médico estável. Nenhum agente ficou ferido. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Briga em presídio de Rosário do Sul termina em 16 feridos e uma morte

De acordo com a nota oficial da Suspe, a ação aconteceu às 14h30, durante o horário de banho de sol. Os detentos que estavam no pátio do presídio iniciaram uma briga que durou cerca de uma hora e meia. Durante o tumulto, um dos presos foi atingido por um disparo de arma de fogo.

Os feridos foram encaminhados para o Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora. Um detento precisou passar por cirurgia em decorrência de fratura no cotovelo. Não foram registradas fugas do presídio.

A motivação por trás da briga não foi esclarecida pelas autoridades. A situação foi controlada pelos agentes penitenciários por volta das 16h. Em seguida, os agentes realizaram revista geral de toda a unidade prisional, encontrando objetos ilícitos, incluindo uma arma de fogo calibre 38.

A operação de intervenção e revista teve participação dos agentes da Susepe, dos Grupos de Intervenção Regional da 6ª e da 2ª Regiões Penitenciárias, do Grupo de Ações Especiais e servidores da unidade prisional. Os fatos foram apurados pela Corregedoria-Geral dos Serviços Penitenciários. Estiveram presentes na ocorrência também a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Samu.

Por conta do ocorrido, as visitas aos presos estão suspensas. Atualmente, o Presídio Estadual de Rosário do Sul tem 184 detentos.