Briga da torcida pode render punição ao Figueirense na Série C

No último fim de semana, o estádio Centenário foi palco de um incidente lamentável entre torcedores do Figueirense e do Caxias durante uma partida válida pela Série C do Campeonato Brasileiro. O evento esportivo foi interrompido após confrontos nas arquibancadas, levantando preocupações sobre a segurança nos estádios e possíveis repercussões jurídicas para o clube catarinense.

A confusão teve início depois que um torcedor do Figueirense fez gestos provocativos em relação às recentes chuvas no Rio Grande do Sul, o que foi visto como insulto pela torcida adversária. Esse ato desencadeou uma série de tumultos que resultou na intervenção policial para restaurar a ordem e garantir a segurança de todos os presentes.

O que pode acontecer ao Figueirense?

Segundo declarações do procurador do TJD-SC, Mário César Bertoncini, embora seja provável que ocorra uma denúncia contra o clube, a aplicação de uma penalidade severa é menos provável. No entanto, baseado no Artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o Figueirense pode enfrentar multas de até R$ 100 mil ou até perda de mando de campo se ficar provado que não tomou medidas suficientes para prevenir a desordem.

Confira abaixo como a confusão foi relatada na sumula pelo arbitro da partida:

“Relato que a partida foi paralisada por cerca de 4 minutos no segundo tempo, em razão de confronto entre as torcidas de ambos os clubes. Foi necessária a intervenção policial para cessar o conflito. Até o término da presente súmula foi lavrado o BO nº 11299/2024/151008”.