Brasileiros terão mais um feriado em 2023? Calendário Nacional pode ganhar novo feriado; Confira

Congresso pode aprovar projeto de lei que prevê criação de feriado do Dia Internacional da Mulher em todo o país, no dia 8 de março.

O projeto de Lei 6.215/2016 foi criado pelo deputado Hélio Leite e já foi aprovado em duas comissões da Câmara dos Deputados. Caso passe pela designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), será enviado ao Senado.

Mais detalhes sobre o possível novo feriado de 2023

O ano de 2023 já está com diversos feriados prolongados marcados. Para a instituição da data, seria alterada a Lei 662/49, que no momento define como feriados nacionais os dias 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro.

Hélio Leite afirma que o objetivo do projeto é abrir oportunidade para a reflexão de problemas e sobre o papel da mulher na sociedade, em especial a necessidade de sua prioridade no desenvolvimento de políticas públicas. A deputada e relatora do projeto na Comissão da Cultura (CCULT), Erika Kokay, apoia o projeto e afirma que já existem mobilizações no país em torno da data.

O dia 8 de março começou a ser adotado como movimentos dos direitos das mulheres desde 1909. Um dos motivos para a oficialização da data foi um incêndio em uma fábrica de roupas de Nova York em 1911, que deixou 123 mulheres mortas. Em 1977, o Dia Internacional da Mulher foi instituído como feriado pela Organização das Nações Unidas (ONU).