Brasil está entre os países que mais consomem cerveja no mundo; veja ranking

Quando o assunto é a paixão nacional, além do futebol, a cerveja ocupa um lugar de destaque na preferência dos brasileiros. Esse gosto tão particular pelos lúpulos e maltes coloca o Brasil no pódio quando falamos de consumo global dessa bebida. De acordo com o mais recente relatório da Kirin Holdings, o país é o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo, ficando atrás apenas de gigantes como China e Estados Unidos.

Com impressionantes 69,3 litros por habitante, o Brasil se destaca no que diz respeito ao volume per capita, estando na 25ª posição no ranking global. Esse número representa um aumento anual de 3,1% na quantidade de cerveja consumida por pessoa, se comparado ao ano anterior, segundo dados do Relatório Global de Consumo de Cerveja de 2022.

Como o Brasil se compara a outros países?

A predileção pela cerveja não é exclusividade brasileira, é claro. Em primeiro lugar no consumo per capita está a República Tcheca, com os impressionantes 188,5 litros por pessoa, seguida de perto pela Áustria com 101,2 litros e a Polônia com 99,6 litros. Estes números mostram que, embora os brasileiros amem sua cerveja, há uma competição acirrada pelo título de maior consumidor per capita.

Além de figurar em uma excelente posição no que diz respeito ao consumo per capita, o Brasil também deixa sua marca no cenário global. O país contribuiu com 14,932 milhões de quilolitros para o consumo mundial de cerveja, equivalente a 7,8% do total, marcando um aumento de 3,6% em relação ao ano de 2021.

Mantendo sua posição pelo 20º ano consecutivo, a China está no topo do consumo global, com um aumento de 1% em relação ao ano anterior, atingindo 42,035 milhões de quilolitros consumidos. Em segundo lugar, estão os Estados Unidos, com 20,378 milhões de quilolitros.