Bolsa Família terá empréstimo consignado a partir de 2023? Conheça as modalidades de saque

Com a liberação do empréstimo consignado para o Auxílio Brasil e o Benefício da Prestação Continuada (BPC), surge a dúvida para os futuros beneficiários do Bolsa Família se também terão acesso a esse benefício em 2023.

Diante da movimentação financeira milionária gerada pelo empréstimo consignado, é esperado que a linha de crédito continue a existir no próximo ano. Porém, ainda não há informações oficiais á respeito do posicionamento do governo de Luís Inácio Lula da Silva sobre o benefício no novo Bolsa Família.

Como funcionará o empréstimo consignado no Bolsa Família?

Caso sejam mantidas as regras atuais, o beneficiário poderá comprometer até 40% do seu salário social, segundo a Lei n.º 14.431. Uma vez que o cidadão receba o crédito e comece o prazo para quitar as parcelas, ele receberá apenas a diferença, visto que o valor que corresponde a parcela começará a ser descontado diretamente do salário.

O cidadão tem então um prazo de 24 meses para quitar a dívida, mesmo que seja excluído da folha de pagamento do benefício. O empréstimo consignado do novo Bolsa Família teria uma taxa de juros de 3,5% ao mês, com um percentual exato a ser definido por cada banco.

Segundo o CEO do Banco Pan, Carlos Eduardo Guimarães, o presidente eleito Lula (PT) deve manter o empréstimo consignado pelo novo Bolsa Família, pois é um bom produto para o cliente. Porém, alerta que é preciso aguardar as decisões ao longo dos próximos meses. Guimarães conclui: “Mas acreditamos que o novo governo vai achar um produto bacana, que oferece para o cliente a melhor oferta de crédito, com uma taxa mais barata”.