Boate Kiss: homenagens marcam os dez anos da tragédia

Nesta quinta-feira (26), por volta das 23h, um grupo fez uma caminhada da Praça Saldanha Marinho até o local da tragédia da madrugada de 27 de janeiro de 2013, localizado na Rua dos Andradas, em homenagem às vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria – que completa 10 anos.

Nesta semana, apresentações de grupo teatral, cultos ecumênicos, exposições e exibição de documentários marcaram as homenagens. No local, houve um minuto de silêncio e, em seguida, uma salva de palmas para as 242 vítimas.

Uma faixa com a mensagem “Você se sente pertencente à tragédia da Kiss?” foi fixada na fachada da boate. Outros cartazes lembravam os dez anos da tragédia traziam mensagens como “Onde você estava no dia 27 de janeiro de 2013” e “Janeiro 27 – Boate Kiss 10 anos. Resgatar a memória é construir o futuro”. 

Sentados na via, sobreviventes, familiares e amigos das vítimas davam as mãos em uma demonstração de união e empatia. A vigília se estendeu durante a madrugada desta sexta-feira (27), em frente ao prédio onde funcionava a casa noturna. A homenagem se encerrou às 2h30, no mesmo horário que teria iniciado o incêndio.