Black Friday: Veja dicas para aproveitar as promoções com segurança

Nesta sexta-feira, 24 de novembro, acontece, oficialmente, a Black Friday 2023 no Brasil. Nesta data, os compradores de plantão são contemplados por uma chuva de promoções, que nem sempre são verdadeiras.

Nesta época do ano, muitos golpistas se aproveitam da euforia dos brasileiros para fazer anúncios falsos e tirar dinheiro de suas contas.

Pensando nisso, a 29ª Promotoria de Justiça da Capital, juntamente com o Procon Municipal de Florianópolis, elaborou algumas dicas para os consumidores não caírem em armadilhas na hora de realizar compras, sobretudo na internet. Confir a seguir e previna-se. As informações foram divulgadas no Instagram pelo Ministério Público de Santa Catarina.

Dicas para não se prejudicar na Black Friday

Tome cuidado com códigos promocionais recebidos por mensagens

Nunca clique nos códigos enviados sem conferir se eles são realmente confiáveis. Geralmente golpistas usam nomes bastantes convicentes, mudando somente uma letra ou número.

A 29ª Promotoria de Justiça da Capital o Procon Municipal de Florianópolis indicam que os consumidores verifiquem com cuidado as promoções para dessa forma, não cair em fraudes. Também é indispensável desconfiar de preços muito abaixo da média.

Evite comprar no impulso

Sempre pesquise previamente os prreços dos produtos para evitar descontos falsos. “Não aceite venda casada, aquela em que o fornecedor condiciona a venda de um produto a aquisição de outro serviço ou mercadoria”, orientam os órgãos.

Se se sentir prejudicado, acione o Procon

Caso você sinta que foi prejudicado por alguma compra durante a Black Friday, não deixe de acionar o Procon. O MPSC (Ministério Público do Estado de Santa Catarina) também atua na defesa do consumidor, mas em casos específicos como propaganda enganosa ou problemas que atinjam a coletividade.

Boas compras!

A Black Friday deve ser uma data alegre e benéfica para os brasileiros, e não um período repleto de fraudes. Seguindo as dicas fornecidas anteriormente, você tem mais chances de não cair em golpes. Boas compras!