Banrisul: Ex-analista é suspeito de desviar dinheiro de correntistas mortos

A Polícia Civil gaúcha realizou uma operação nesta quarta-feira em Palhoça, Santa Catarina, para dar continuidade a uma investigação sobre lavagem de dinheiro envolvendo um ex-analista do Banrisul. Segundo as informações, o investigado é suspeito de desviar valores de correntistas mortos e repassá-los para contas de familiares, além de adquirir um imóvel para lavar o dinheiro ilícito.

De acordo com o inquérito instaurado, foram encontradas 136 movimentações financeiras indevidas, totalizando pelo menos R$ 231 mil entre os anos de 2015 e 2019. O ex-servidor foi desligado das funções após uma auditoria interna do banco, mas agora responde em liberdade por peculato e lavagem de capitais.

A investigação, conduzida pelo titular da Delegacia de Lavagem de Dinheiro do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), delegado Filipe Bringhenti, apura se o dinheiro desviado foi usado na aquisição de outros bens ou se ainda há valores que não foram utilizados. O imóvel em Santa Catarina também foi indisponibilizado judicialmente para comercialização.

O caso chama atenção pela forma como o dinheiro foi desviado, envolvendo correntistas falecidos e a participação de familiares. Ainda há muitas perguntas sem resposta, mas a investigação continua em andamento para esclarecer todos os fatos e responsabilizar os envolvidos.