Banda gaúcha é processada pelo dono da Havan

A banda Punkzilla!, originária do Rio Grande do Sul, recentemente anunciou em suas redes sociais que está enfrentando um processo movido pelo empresário Luciano Hang, de Brusque. O motivo do litígio é a música lançada pelos membros da banda em 2020, intitulada “Eu odeio o Véio da Van”. Embora a música não mencione diretamente o nome do empresário, faz uma referência ao apelido popularizado nas redes sociais, o “velho da Havan”, frequentemente utilizado em relação a Hang.

No processo, a alegação é de que a letra da música é ofensiva à imagem do empresário brusquense, que está buscando uma indenização de R$ 100 mil. Até o momento desta segunda-feira, a banda não havia sido oficialmente notificada sobre o caso. No entanto, o selo independente Balbúrdia Records, sediado no Paraná, manifestou seu apoio à banda por meio das redes sociais.

Manifesto da Balbúrdia Records: Apoio à Liberdade de Expressão e Repúdio à Ação contra a Banda Punkzilla

Na nota, a Balbúrdia Records afirma estar “comprometido com a liberdade de expressão e o fortalecimento da cena underground” e manifesta “seu repúdio veemente à ação movida por Luciano Hang contra a banda Punkzilla!”.

“Acreditamos que a música é uma forma de arte e expressão legítima, capaz de refletir as realidades, críticas e ideias de seus artistas. A censura é um ato antidemocrático que vai de encontro aos princípios fundamentais da liberdade de expressão e da diversidade cultural.”, escreve na nota, disponível no site oficial do selo

O empresário Luciano Hang ainda não se pronunciou oficialmente em relação ao assunto.

Fonte: Brusque Portal da Cidade

Imagem: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE