Banco Inter é a instituição financeira que mais teve reclamações nos primeiros meses de 2024; veja ranking

O Banco Inter atingiu o topo do ranking de reclamações de clientes entre as maiores instituições financeiras, conforme relatório do Banco Central do primeiro trimestre de 2024. Com um indicador de 24,06 pontos, baseado em 741 reclamações procedentes e considerando seus 30,8 milhões de clientes, a instituição enfrenta desafios significativos em termos de satisfação do consumidor.

Como o ranking de reclamações é calculado pelo Banco Central?

O Banco Central elabora o ranking de reclamações a partir de um cálculo que leva em conta não apenas a quantidade de reclamações formais registradas, mas também sua procedência e a base de clientes de cada instituição. Esse método busca proporcionar uma visão justa e equilibrada sobre o desempenho das instituições no que diz respeito ao atendimento ao cliente.

As principais queixas que colocaram o Banco Inter no topo do ranking incluem problemas relacionados à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo e legitimidade das operações com cartões de crédito. Essas questões somaram 1.892 registros. Outras reclamações frequentes envolvem irregularidades em serviços diversos, como débito, internet banking e operações de crédito, somando 856 queixas.

Outros bancos mencionados no ranking

Além do Banco Inter, outras instituições financeiras foram destacadas no ranking do BC. O BTG Pactual/Banco Pan e o Pagbank-Pagseguro também apresentaram índices elevados de reclamações, com 22,25 e 21,65 pontos, respectivamente. Banco Bradesco e Santander completam a lista das cinco maiores instituições financeiras com mais queixas, ilustrando um desafio comum no setor.

Em um segundo ranking que inclui bancos menores e instituições de pagamento, o Banco Inbursa liderou com impressionantes 409,03 pontos. Outras instituições como BRB, Master, Cobuccio e Agibank também apresentaram altas taxas de reclamações, indicando áreas críticas que demandam atenção urgente para melhoria do serviço ao cliente.

Essas reclamações têm impactos diretos não só na reputação das instituições mas também influenciam diretamente na decisão de clientes potenciais. Instituições com altos índices de reclamações tendem a enfrentar maiores dificuldades em atrair e reter clientes. Por isso, é fundamental que haja um esforço contínuo para melhorar os serviços e atendimento.