Banco Central faz anúncio preocupante para população do RS

O Banco Central fez um anúncio preocupante para a população do Rio Grande do Sul. Segundo a instituição, o RS foi o único estado do país a fechar o primeiro trimestre de 2023 com recuo na economia.

De acordo com o Banco Central, o Índice de Atividade Econômica Regional do Rio Grande do Sul (IBCRRS) recuou 0,2% em relação ao trimestre anterior. Quanto ao restante do país, houve um aumento geral de 2,4%. Confira abaixo mais informações sobre o aviso do Banco Central.

Banco Central alerta para recuo na economia do Rio Grande do Sul

As informações da instituição apontam que além do Rio Grande do Sul, os resultados mais fracos foram nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. As duas regiões apresentaram avanço, mas de apenas 0,1%.

O recuo na economia gaúcha está associado à dois fatores principais: cortes de produção na indústria e a estiagem que atingiu o estado desde o final de 2022. O maior impacto da seca foi no cultivo de soja, um dos principais produtos da região.

Em entrevista para o portal GZH, o economista-chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), Oscar Frank, afirmou que a estiagem provoca impactos ainda mais significativos no PIB, indicador oficial da economia.

“O Estado teve o pior resultado do país, diferentemente de outros que são produtores de grãos, como Paraná, Goiás e demais da região Centro-Oeste”, afirmou o economista.

Já na parte industrial, houve o maior corte de produção em todo o país: o setor foi fortemente impactado pela parada de manutenção na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) e as férias coletivas da General Motors (GM), duas empresas com forte peso na economia gaúcha. Quanto á outros setores, como serviços e varejos, há alguns crescimentos, porém com oscilações.

Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil