Bairros de Porto Alegre ficarão sem água na próxima semana; saiba quais

Os moradores da Zona Leste de Porto Alegre devem se preparar para interrupções no fornecimento de água nesta semana. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou uma série de serviços essenciais para melhorar a rede de abastecimento, o que afetará temporariamente algumas regiões. Esses serviços são cruciais para garantir a manutenção e eficiência do sistema de distribuição de água na capital gaúcha.

Segundo o Dmae, as operações estão agendadas para ocorrer nos dias 16 e 17 de julho, abrangendo diversas localidades. No entanto, a realização dos serviços está condicionada às condições climáticas e técnicas, podendo haver alterações na programação sem aviso prévio.

O que esperar durante a manutenção?

Na terça-feira, a partir das 6h da manhã, técnicos do Dmae realizarão interligações de redes de água no cruzamento da Estrada João de Oliveira Remião com a rua Panorama. Isso resultará na suspensão do abastecimento de água nos bairros Lomba do Pinheiro, São Caetano, Lajeado e Estrada das Quirinas, com previsão de normalização do serviço durante a noite, especialmente nas áreas mais elevadas, onde o processo pode ser mais demorado.

Na quarta-feira, continuando os esforços para aprimorar o abastecimento, a instalação de um novo registro será feita na esquina entre a avenida Protásio Alves e a rua Alfredo Ferreira Rodrigues. Similar ao dia anterior, os bairros Bom Jesus e Jardim Carvalho terão o fornecimento de água interrompido a partir das 6h, com a expectativa de retorno durante o período noturno, que pode se estender dependendo da localização.

Quais medidas os residentes podem tomar?

  • Armazenamento: É recomendável que os moradores armazenem água antecipadamente para minimizar o incômodo durante o período de interrupção.
  • Uso consciente: Evitar o desperdício e fazer uso racional da água armazenada, priorizando atividades essenciais.
  • Assistência: Em casos de demora excessiva no retorno da água ou de qualquer alteração na qualidade, os afetados devem entrar em contato o Dmae pelo telefone 156, opção 2, para solicitar a lavagem da rede ou das instalações internas.