Avião sai da pista e vai parar em lavoura no RS

Na tarde desta terça-feira (23), um jato particular enfrentou dificuldades ao aterrissar e saiu da pista do Aeroporto Comandante Kraemer, localizado no Norte do Rio Grande do Sul, acabando por parar em uma lavoura nas proximidades. O incidente gerou grande repercussão e mobilizou diversas equipes de emergência.

O que aconteceu com o jato particular em Erechim?

De acordo com as primeiras informações da Prefeitura de Erechim, o acidente ocorreu no início da tarde. Apesar do susto, os passageiros conseguiram evacuar a aeronave em segurança e receberam os primeiros socorros no local. Uma das pessoas envolvidas precisou ser transferida para um hospital para cuidados intensivos.

O Learjet 75, que pertence ao empresário João Adibe, presidente da Cimed, havia partido do Aeroporto Serafin Enoss Bertaso, localizado em Chapecó. Para entender os motivos por trás desse acidente, o Cenipa, órgão aeronáutico da Força Aérea Brasileira, iniciou uma investigação focada principalmente nas condições meteorológicas adversas que atingiam a região na hora do incidente.

Condições meteorológicas no momento do acidente

No dia do acidente, a região de Erechim estava sob uma instabilidade climática significativa, com chuvas e ventos fortes. A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou, entre 12h e 13h, uma precipitação de 9,6 mm, acompanhada de fortes rajadas de vento que chegaram a aproximadamente 40 km/h.

As condições meteorológicas adversas, como chuva e nevoeiro, podem ter sido fatores contribuintes para a dificuldade de pouso, o que será mais bem esclarecido com a conclusão das investigações do Cenipa.