Aumento de homicídios, feminicídios e latrocínios preocupa população e autoridades do RS

O Rio Grande do Sul registrou um aumento no número de homicídios registrados no mês de outubro deste ano e a situação tem preocupado as autoridades.

Em comparação com o mesmo período no último ano, o registro de homicídios cresceu 2,3% no estado. Em 2021, foram registrado 129 casos do crime, já neste ano o número de ocorrências foi 132. No cenário geral, a alta fica em torno de 2%, considerando o acumulado do ano até seu 10º mês. 

Ainda com o aumento no registro de homicídios, este é o segundo mês em que a situação apresenta uma desaceleração, principalmente quando considera-se agosto, mês no qual o número de homicídios no Rio Grande do Sul aumentou 32%. 

Os feminicídios registrados no estado também voltaram a apresentar alta após terem queda registrada em setembro. Sete mulheres foram mortas no Rio Grande do Sul enquanto, em 2021 no mesmo mês três casos fatais do crime foram registrados. 

Homicídios aumentam em Porto Alegre

O aumento dos homicídios em Porto Alegre durante o mês de outubro foi de 23,8%. No último ano havia, no mesmo período,  registrado 21 casos, enquanto neste ano passou para 26. A alta em relação ao acumulado do ano é de 14%. Porém, assim como no panorama geral do estado, mesmo com o aumento Porto Alegre ainda apresenta uma desaceleração em relação a agosto de 2022, período em que a Capital teve aumento de 100% de homicídios em razão dos confrontos entre facções criminosas.

Conforme índices divulgados pela Secretaria da Segurança Pública gaúcha, as forças de segurança aumentaram os esforços contra o tipo de violência na Capital. O policiamento ostensivo da Brigada Militar, operações da Polícia Civil e transferência de lideranças criminosas estão entre as principais ações realizadas no período.