Atrativo turístico atingido por ciclone retoma atividades no RS

O passeio Trem dos Vales, que acontece em Muçum e parte até Parobé, no Rio Grande do Sul, tem viagens até o dia 17 de dezembro, sempre aos finais de semana e feriados. A atração voltou ao seu funcionamento normal após ser atingido pela passagem do ciclone extratropical.

Parte do valor arrecadado na venda de 2 mil bilhetes foi revertida para os municípios gaúchos que foram atingidos pelo rastro de destruição da chuva, que deixou registros de 50 mortes e vários desabrigados.

Vale ressaltar que Muçum foi a cidade mais atingida pelo período de fortes chuvas, contando 16 mortes apenas em seu território. Veja mais informações sobre o atrativo turístico que auxilia na reconstrução das cidades atingidas!

Passeio imerso em natureza

Pelos trilhos do atrativo turístico, o passo trata-se de uma jornada repleta de paisagens deslumbrantes, pontes incríveis e túneis espetaculares para a vista dos passageiros. Além disso, a viagem também percorre o sentido contrário.

Contando com vagões da década de 1920 e 1930, o trajeto acontece dentro de 2h30min, passando pelas cidades de Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé. Ao total, são 46 quilômetros, passando por 23 túneis e 15 viadutos.

“O Mula Preta, com quase 100 metros de altura, é todo em curva, sem proteção lateral e sem piso de concreto. Este é um típico viaduto vazado. Sua estrutura de metal sustenta os dormentes e trilhos, distantes um do outro, e gera uma sensação de flutuar sobre o verde, em meio a exuberante natureza, característica da nossa região”, explica o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana.

Informações de funcionamento

O passeio irá funcionar nos dias 22, 28 e 29 de outubro;  2, 3, 4, 5, 11, 12, 15, 18, 19, 25, 26 de novembro; e 2, 3, 9, 10, 16, 17 de dezembro. O valor do bilhete para pessoas acima de seis anos é de R$ 154, e o valor do retorno rodoviário é de R$ 24.

Foto: Kadu Bernardi / Divulgação