Artista gaúcha é finalista de grande evento internacional

Maíra Ali Lacerda Flores, uma artista natural de Porto Alegre, está entre as 15 finalistas do prêmio “Taoyuan International Art Award 2023”, disputado por artistas de 62 países. 

Sua obra, intitulada “Mapa Mundi”, é um tecido costurado à mão, composto por centenas de etiquetas industriais de roupas e utensílios domésticos originários de diversos países e zonas autônomas. Ao serem unidas, essas etiquetas formam uma espécie de cartografia que discute aspectos geográficos, políticos, históricos, culturais e sociológicos desses lugares.

O painel de jurados, liderado pelo diretor do Taoyuan Museum of Fine Arts, Chun-Lan Liu, contou com a participação de importantes nomes como o diretor artístico do Museu Nacional de Artes do Século XXI (MAXXI), Hou Hanru, a curadora-chefe do Centre Pompidou, Christine Macel, o curador independente Takamori Nobuo e a ex-diretora executiva/curadora do Para Site e Cosmin Costinas. 

A seleção de obras inclui uma ampla gama de formatos, desde pinturas, esculturas, fotografias e instalações até vídeos e obras de arte em novas mídias. A exposição acontecerá de 22 de março a 30 de abril em Taiwan e todos os artistas selecionados podem ser conferidos no site da Tmofa.

Imagem: Reprodução / Maíra Ali Lacerda Flores