Arrecadação do IPTU em 2023 já é 266% maior do que na primeira semana de 2022

Até o momento, 59,8 mil contribuintes de Porto Alegre já quitaram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023 em cota única.

Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), o dado corresponde a um aumento de 266% sobre as 16,3 mil guias quitadas no mesmo período do ano anterior, quando ainda eram encaminhadas pelos correios. O Município já arrecadou R$ 62,7 milhões na primeira semana de 2023 ante aos R$ 19,5 milhões recebidos no mesmo período pelo IPTU do ano anterior.

“Com a possibilidade de descontos maiores que em 2022, e com as guias chegando aos contribuintes de forma imediata pelos meios digitais, já na primeira semana os resultados superaram em muito as expectativas”, destacou o secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel.

Os descontos podem chegar até 11% para pessoas físicas e 9% para pessoas jurídicas – com isso, 86,1% dos contribuintes estão aptos a receber descontos iguais ou superiores ao ofertado em 2022. Fantinel pontua que os resultados iniciais são animadores.

“A população parece ter absorvido bem a mudança. Permanecemos atendendo quem enfrenta maiores dificuldades, mas as filas estão sanadas, e os descontos também nos auxiliaram no incremento da arrecadação”, completa.

A SMF destaca a importância de não deixar para pagar o imposto nos últimos dias, período em que as filas podem ser maiores. Os contribuintes que preferirem receber a guia por e-mail ainda podem fazer o cadastro do endereço eletrônico no site do IPTU, solicitando o envio da guia. Mais informações para emissão de guias no site prefeitura.poa.br/iptu/.