Aposentadoria por idade: saiba qual é a idade mínima para solicitar a aposentadoria atualmente

Desde 2019, com a Reforma da Previdência, a idade mínima para solicitar a aposentadoria, concedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é de 65 anos para homens e 62 para mulheres. O benefício pode ser adquirido 5 e 7 anos antes para trabalhadores e trabalhadoras rurais, respectivamente.

Além de já ter atingido a terceira idade, o trabalhador também precisa ter contribuído por pelo menos 15 anos para o mercado. Para solicitar o benefício, é indicado apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência, PIS, Pasep, NIT ou NIS, carteira de trabalho, guias de pagamento de contribuição própria ao INSS, holerites, recibos de pagamento (como extratos bancários), contratos de trabalho, extratos do FGTS, extrato do Cnis e sentença judicial de processos trabalhistas.

Caso o interessado na aposentadoria seja procurador ou representante legal, é necessário ter em mãos a procuração pública e Termo de Responsabilidade ou particular (modelo do INSS); termo de representação legal (tutela, curatela ou termo de guarda); documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF. A seguir, confira o passo a passo para solicitar o benefício.

Onde devo solicitar a aposentadoria?

O primeiro passo para solicitar a aposentadoria é acessar o Meu INSS, clicar no botão “Novo pedido” e digitar “aposentadoria por idade urbana”. Ao aparecer a lista, clique no nome do serviço/benefício. Em seguida, leia o texto que surge na tela e avance seguindo as instruções.

Para acompanhar o processo do seu pedido de aposentadoria, entre novamente no Meu INSS, clique no botão “Consultar Pedidos”; procure seu processo na lista e clique em “detalhar” para conferir as informações.

É importante ressaltar que, antes de pedir a aposentadoria, o trabalhador precisa conferir se os dados que constam no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) estão corretos, como a data de entrada e saída do emprego; salário de contribuição informado, que deve somar adicionais, horas extras e comissões; contribuições feitas por conta própria (no caso de contribuinte individual); e dados pessoais.

Para entrar com a Central de Atendimento do INSS, ligue para o número 135.

Imagem: Freepik