Apenas 67% das praias de SC estão aptas para banho; saiba mais

De acordo com o relatório mais recente de balneabilidade, divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o Estado conta com somente 67% das praias próprias para banho. Os dados são referentes a semana de 13 a 17 de novembro e mostrou que 161 dos 237 pontos analisados estavam próprios.

O relatório ainda revelou que houve uma piora na balneabilidade, quando comparado com a semana de 6 e 10 de novembro. No período, Santa Catarina tinha 180 pontos próprios para banho, o que equivale a 77,64%. Na capital Florianópolis, 69 dos 87 pontos são adequados para banho – 79,31%. Na semana anterior, 87% dos pontos eram próprios.

O IMA recomenda que os visitantes não entrem no mar entre as primeiras 24 a 48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, já que elas podem arrastar material contaminado, comprometendo a qualidade das águas para o banho.

Entenda como é feito o relatório para saber quais praias estão aptas para banho

De acordo com o IMA, as amostras foram divididas em dois dias por conta do feriado de Proclamação da República. No dia 16, devido as fortes precipitações, raios e alagamentos, alguns pontos no sul e na Lagoa da Conceição não foram coletados: pontos 37, 38, 43, 61, 62, 33, 73, 75, 89, 35 e 71.

No município de Governador Celso Ramos, as amostras de oito pontos não respeitaram o prazo de entrega estabelecido para os ensaios laboratoriais.

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA abrange 27 municípios litorâneos, além de 100 praias e balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina.

As amostras foram coletadas nas cidades de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.