Anatel revela operadoras com mais reclamações por internet do país; veja lista
Em um cenário onde a conectividade se torna cada vez mais essencial, a qualidade dos serviços de internet no Brasil apresentou significativas melhorias em 2023. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reportou uma diminuição de 24,1% no total de reclamações sobre os serviços de internet, somando 1,32 milhão de protocolos contra operadoras.
Vivo é a operadora com mais reclamações em 2023
A Vivo destacou-se com um desempenho menos satisfatório entre as grandes operadoras, registrando quase 99 mil reclamações. No entanto, quando analisado o Índice de Reclamação (IR), que considera a quantidade de assinantes, a Vivo apresentou 1,25 reclamações a cada mil assinantes, posicionando-se atrás da Oi e da Claro nesta métrica específica.
Em contrapartida, a Claro e a TIM tiveram os piores índices no que diz respeito ao serviço móvel, tanto pré-pago quanto pós-pago, com a TIM apresentando o maior IR no segmento pós-pago e a Claro liderando no pré-pago.
Principais motivos das reclamações
As cobranças indevidas foram o principal motivo por trás das reclamações, concentrando mais de 436 mil protocolos. Especificamente, as queixas envolviam cobranças não condizentes com o contratado, cobranças pós-cancelamento e a cobrança indevida de multas. Contudo, houve uma redução de 32,6% em comparação ao ano anterior.
Outro aspecto relevante foi a melhoria na qualidade dos serviços, refletida na diminuição de 14% nas reclamações sobre o funcionamento dos serviços de telefonia fixa e móvel, especialmente no segmento pós-pago.
Um ponto positivo foi a redução das reclamações relacionadas ao cancelamento dos serviços, que apresentou uma diminuição de 46% no celular pré-pago e de 36% no pós-pago. Especificamente, destacaram-se as reduções nos protocolos sobre cancelamento indevido no pré-pago e dificuldades encontradas no cancelamento do pós-pago.