Ambulatório Trans de Porto Alegre realiza mais de 700 atendimentos em três meses

O dado inclui consultas médicas e acompanhamentos multiprofissionais nas áreas de enfermagem, nutrição e saúde mental.

O Ambulatório Trans de Porto Alegre, funciona segundas e quartas-feiras, das 18h às 22h, no 2º andar do Centro de Saúde Modelo (rua Jerônimo de Ornellas, 55, bairro Santana). Ele oferece atendimento de saúde integral de homens e mulheres trans e travestis. Nos últimos três meses, cerca de 704 atendimentos foram realizados.

O segundo Ambulatório Trans da Capital funciona na Clínica da Família Álvaro Difini (rua Álvaro Difini, 520), na Restinga. O local atende nas sextas-feiras, das 8h30 às 12h. O formato é inspirado no Ambulatório T do Centro de Saúde Modelo.

No Ambulatório T, é disponibilizado atendimento integral – consulta, exames, hormonização, grupo de convivência, acolhimento e encaminhamentos. São oferecidas cerca de 80 consultas médicas agendadas por mês, com possibilidade de encaixes para demandas do dia. O número de atendimentos multiprofissionais varia de acordo com a disponibilidade dos residentes.

Diferente de outros municípios brasileiros, na Capital gaúcha o serviço está ligado à Atenção Primária à Saúde e não à Atenção Especializada. A partir do mês de setembro, a previsão da SMS é de ampliar os dias e horários de atendimento.

O serviço atende residentes de Porto Alegre e o agendamento das consultas pode ser feito pelo WhatsApp (51) 9506-9632 ou por demanda espontânea. Está vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).