Alerta: Semáforos poderão ter 4ª luz branca; veja o que ela significa

Apesar do modelo tradicional de semáforos ser bastante popular, iniciou-se uma nova discussão sobre a adição de uma nova cor neste equipamento. A proposta tem como objetivo adicionar a cor branca no semáforo, melhorando as condições de trânsito.

Dessa forma, os equipamentos passariam a ter quatro cores de referência: verde, amarelo, vermelho e branco. Segundo os pesquisadores, a luz branca seria direcionada aos veículos autônomos.

O estudo foi realizado por engenheiros de transporte da North Carolina State University, no sudeste dos Estados Unidos. Para os especialistas, a nova cor nos semáforos é uma alternativa para melhorar o trânsito. Confira!

Mas afinal, para que serve a quarta cor do semáforo?

A cor branca no semáforo propõe indicar aos motoristas para “seguir o veículo à frente”, com o objetivo de minimizar os congestionamentos e atrasos no tráfego.

Para isso, é importante entender sobre os veículos autônomos, que são carros totalmente computadorizados. Assim, a luz branca seria um aviso para os condutores que os veículos autônomos estão coordenando seus movimentos, a fim de otimizar o fluxo de tráfego e otimizar o tempo.

Com isso, estes veículos autônomos se comunicam entre si e com os semáforos nos cruzamentos. Isso permite que eles melhorem o fluxo do tráfego de forma mais eficiente e inteligente.

Sendo assim, para qualquer motorista humano seguindo o veículo à sua frente será informado pela luz branca. Ou seja, deve PARAR se ela apagar, e CONTINUAR se estiver acesa.

Resultado dos testes

No entanto, para a implementação desta nova tecnologia dentro do trânsito, é necessário que o equipamento passe por uma fase de testes. E, embora ainda não tenha sido avaliado na prática, a proposta teve resultados significativos.

Os pesquisadores afirmam que a quarta cor não precisa ser necessariamente o branco, porém, deve obter um tom aceito e identificado universalmente.