Alerta! Região Sul do Brasil deve enfrentar diversas tempestades nos próximos dias; confira previsão

A MetSul Meteorologia alerta que nos últimos dias de outubro e no início de novembro terão vários temporais com alta frequência nos estados do Centro e do Sul do Brasil, com numerosas tempestades fortes a severas.

Embora o cenário seja de enorme instabilidade para o Sul do Brasil, estendendo-se ao Centro-Oeste e ao Sudeste do país, serão dias com grande quantidade de nuvens carregadas, podendo causar também temporais extremos.

Sendo assim, praticamente todos os dias entre hoje e o final da primeira semana de novembro vão ter condições propícias para o registro de temporais isolados. Veja mais informações sobre a previsão do tempo para o Sul do país!

Consequências do El Niño

Esse cenário já havia sido previsto, devido às consequências do El Niño. Durante todo o primeiro trimestre, a MetSul advertiu que a segunda metade do ano teria uma frequência muito alta de temporais, contando com granizo e vendavais no Centro-Sul do Brasil.

Os temporais, por natureza, tendem a ser isolados, deixando de atingir todas as cidades do estado. Contudo, a área de risco de temporais para este fim de semana e o começo do mês é ampla, compreendendo o Sul e boa parte do Centro-Oeste e Sudeste.

Preocupações das autoridades

A maior preocupação será nos próximos sete a dez dias, quando o excesso de chuva no Sul pode atingir de 250 mm a 500 mm em grande números de cidades da Metade Norte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de parte do Paraná.

Nesta sexta-feira (27), especialmente, a instabilidade pode ficar ainda pior sobre a Região Sul. Podendo aumentar também neste sábado (28), com chuva intensa em boa parte do estado gaúcho, com acumulados de 100 mm a 200 mm.

Imagem: Tiago Ghizoni / NSC