Alerta para risco de temporal no Rio Grande do Sul; veja previsão

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para risco de temporal e queda de granizo no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (14). De acordo com a previsão, é possível que todo o estado seja atingido por tempestades intensas.

Segundo o instituto, as chuvas devem ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo. O comunicado alerta para o perigo de alagamentos, corte de energia, queda de árvores e estragos em plantações.

Temporal no Rio Grande do Sul é resultado de onda de calor

Segundo a Climatempo, a onda de calor que atingiu o estado nessa segunda-feira (13) é responsável pela formação dos temporais. De acordo com a empresa, a chegada de uma frente fria e a circulação de ventos na atmosfera também contribuíram para o cenário de chuvas. A expectativa é que a situação persista até sexta-feira (17).

Mapa mostra toda área do Rio Grande do Sul sob risco de temporal. Reprodução: Inmet

Mesmo com o alto volume de chuvas previsto para os próximos dias, não há expectativas para melhoras no quadro da estiagem. Nessa terça-feira, os municípios que mais devem ser impactados pelos temporais são: Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Garruchos, Itaqui, Manoel Viana, Maçambará e Uruguaiana.

O que fazer em situação de tempestade?

Junto ao alerta, o Inmet emitiu instruções a respeito do que fazer em caso de temporal. Caso precise de mais informações, a recomendação é consultar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193). Confira as recomendações abaixo:

  • Não se abrigue abaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximo a placas de propaganda e torres de transmissão.
  • Se possível, desligue todos os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.