Alerta para risco de novo ciclone no Rio Grande do Sul; veja previsão

A formação de um novo ciclone extratropical, no Rio Grande do Sul, pode deixar a região do Sul do Brasil mais uma vez em alerta, nesta quarta-feira (4). De acordo com a porta-voz do Climatempo, Stefanie Tozzo, o fenômeno servirá de combustível para aumentar as chuvas na região.

Contudo, vale ressaltar que o estado mais atingido será o gaúcho, apesar do fenômeno poder influenciar as condições climáticas na maior parte da região Sul do Brasil. O extremo sul do Paraná também pode ficar em alerta, onde a previsão é de precipitação acumulada e prejudicial.

Confira mais informações sobre o novo ciclone extratropical e mantenha-se atento em relação às condições meteorológicas!

Nova onda de temporais no RS

As previsões indicam uma nova onda de temporais no Rio Grande do Sul, devido ao novo ciclone extratropical. Meteorologistas da MetSul dizem que este será o primeiro episódio de clima severo no mês.

Sendo assim, é de suma importância que os moradores gaúchos estejam atualizados quanto às condições climáticas, a fim de evitar tragédias. Os próximos dias terão potencial para trazer transtornos significativos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Historicamente, o mês de outubro é marcado por tempestades de chuvas torrenciais, ventos fortes e até mesmo granizo. Ainda de acordo com a MetSul, o atual cenário do El Niño em 2023, aliado a uma maior umidade na atmosfera, sugere que os eventos climáticos sejam ainda mais comuns neste ano.

As áreas de maiores riscos incluem: Metade Norte gaúcha, o Oeste de Santa Catarina e do Paraná, além do Sul do Mato Grosso do Sul na quarta-feira (4). Por isso, as autoridades estão estudando medidas para evitar acidentes graves e pessoas desabrigadas.

Imagem: NESDIS / NOAA / Wikimedia Commons