Alerta para a Black Friday! Confira os golpes mais comuns durante as ofertas

A tão esperada Black Friday é um momento de festa para os brasileiros, que aproveitam as grandes e milhares de ofertas para comprar os produtos que tanto desejam por preços menores. A cada ano que passa, essa iniciativa, que surgiu nos Estados Unidos, ganha mais força no Brasil, o que acaba fazendo com que os golpistas também fiquem atentos.

Nos últimos tempos, diversas pessoas perderam boa parte de suas economias ao caírem em golpes, que prometem ganhar ainda mais força em novembro, quando a Black Friday acontece. Neste artigo, confira quais são os principais métodos utilizados pelos criminosos e previna-se.

Golpes que devem ganhar força durante a Black Friday no Brasil

Promoções falsas

Em novembro, com a chuva de promoções que deve aparecer em diversos sites, provavelmente os consumidores ficarão encantados e sairão comprando tudo que verem pela frente, o que é um erro.

Durante esta época do ano, os golpistas costumam enviar supostas promoções via e-mail, WhatsApp e outras redes sociais, direcionando os consumidores para sites falsos. Lá, os clientes finalizam suas compras e acabam não recebendo nenhum produto, e consequentemente, perdendo dinheiro.

Neste processo, a pessoa também pode fornecer dados pessoais importantes, que futuramente podem ser usados pelos criminosos de forma ilegal.

Cancelamento do pedido

Algumas empresas, até as que realmente existem e não foram inventadas por golpistas, também passam a perna em seus clientes, cancelando os seus pedidos após o pagamento. Nestes casos, o recomendado é que o consumidor entre em contato direto com a loja, exigindo seus direitos. Caso a situação não se resolva, as autoridades devem ser acionadas.

Foi vítima de um golpe? Saiba o que fazer

Mesmo tendo cuidado em dobro, os consumidores ainda podem ser vítimas de um golpe. Quando isso acontece, a primeira coisa que deve ser feita é um Boletim de Ocorrência. Isso pode ser feito na delegacia mais próxima de sua casa ou de forma online. Para isso, basta pesquisar no Google por “Fazer Boletim de Ocorrência online” e adicionar o nome da sua localidade.

Imagem: Hase-Hoch-2 / Getty Images