Alerta Médico: Após morte trágica de apresentadora renomada, saiba como proteger sua saúde

Por agravamento de problemas crônicos, morreu neste domingo (07) Palmira Nery da Silva Onofre, a Palmirinha. Desde 2020, quando foi diagnosticada com problemas renais, a apresentadora já passou por internações hospitalares. Esteve pela última vez na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em dezembro passado, quando apresentou uma baixa do teor de sódio no sangue.

Cuidar da saúde dos rins é fundamental para o equilíbrio de toda nossa vida. O órgão precisa de acompanhamento médico desde o primeiro momento que apresente sinais adversos.

Andrea C. Bauer, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Serviço de Nefrologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, comentou ao portal GZH que: “Pacientes que têm alguma doença renal crônica estão sob um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares e de morrer mais precocemente por essas doenças. Por isso esse alerta é tão importante”.

Importância dos rins

Um ao lado direito e outro do lado esquerdo, os órgãos ficam localizados abaixo das costelas, em posição posterior ao abdômen.

Ambos são responsáveis pela filtragem da água, equilíbrio hídrico, controle da pressão arterial, eliminação de toxinas e produção de hormônios, entre outros.

A diabetes mellitus e a hipertensão, doenças que são presentes no cotidiano de milhões de brasileiros, são agravantes de problemas renais.

A manifestação desse tipo de doença no órgão acontece de maneira silenciosa, até o momento em que o quadro clínico atinge estágios avançados.

Exame necessário

O rastreamento da saúde dos rins é realizado por meio do exame de creatinina, ofertado em todo o país pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e com preço acessível à maior parte da população na rede privada.

A creatinina é um composto originado da creatina, que passa pela filtragem e eliminação pelos rins. Doentes renais agudos ou crônicos possuem naturalmente níveis maiores de creatinina.

O exame serve para identificar o bom funcionamento ou não do órgão. A coleta do sangue do paciente também avalia a ureia e o ácido úrico presentes no paciente.

Sintomas de creatinina alta

Alguns dos sintomais mais presentes em indivíduso com creatinina alta são:

  • náuseas e vômitos;
  • emagrecimento;
  • cansaço;
  • retenção de líquidos

Tratamento

Quando o paciente acometido por problemas renais chega a elevados estágios de doenças no órgão, é necessário que se administre a terapia de substituição renal. Nesse cenário, a a diálise (hemodiálise ou diálise peritoneal) ou o transplante são as únicas alternativas.

Quando a capacidade de filtração do rim apresenta patamar inferior à 10% do normal e exista algum sintoma clínico o tratamento do paciente deve acontecer imediatamente.

A opção pelo transplante acontece apenas quando o órgão não responde mais às suas funções.

Para mais informações acerca do bom cuidado com saúde dos seus rins, acesse aqui.