Alerta importante para quem irá frequentar o litoral do RS durante o verão

Um fato recente tem gerado preocupação entre a população de Bom Princípio, no Vale do Caí, no estado do Rio Grande do Sul. Piranhas carnívoras, especificamente a espécie Serrasalmus maculatus, popularmente conhecidas como palometas, foram identificadas na região. A chegada desses peixes nas águas do Guaíba pode representar uma ameaça para o litoral gaúcho, especialmente durante a alta temporada de verão.

Além de causar possíveis danos diretos à economia local, especialmente entre os pescadores, a presença dessa espécie exótica nas águas do Guaíba, no RS, pode levar a um desequilíbrio no ecossistema. As palometas são conhecidas por seu comportamento voraz, alimentando-se indiscriminadamente das espécies nativas da região.

Ameaça à segurança dos banhistas no litoral do RS?

Além disso, a presença das palometas levanta questões de segurança para os banhistas. Embora os ataques a humanos não sejam comuns, esses peixes são conhecidos por morderem quando estão investigando presas em potencial.

Para lidar com essa ameaça, o público é incentivado a relatar avistamentos dessa espécie através do aplicativo Invasoras RS, uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). A ideia é adotar uma abordagem proativa para minimizar os impactos dessa invasão nas águas gaúchas. Além disso, o aplicativo visa orientar a população sobre a importância do monitoramento constante da presença de espécies invasoras.