Alerta importante para a população gaúcha

Nos próximos dias, a população gaúcha deve ficar em alerta para grandes mudanças no tempo. Nesta semana, a previsão aponta para quedas bruscas de temperatura, com possibilidade de geada e mínimas abaixo de zero.

A onda de frio já começou a se manifestar nesta segunda-feira (29): em Bagé, foi registrado temperatura de 2,2 °C, a menor do RS em 2023 até o momento, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até então, a mínima mais baixa havia sido de 8,1 °C. Confira abaixo mais informações sobre a previsão do tempo para esta semana no Rio Grande do Sul.

Alerta para queda de temperatura no Rio Grande do Sul

De acordo com a previsão da Climatempo, esta terça-feira (30) deve ser marcada por uma alta na umidade no Noroeste, Norte e na Serra. No Centro-Sul, faz frio durante a madrugada e as manhãs e as tardes são marcadas pelo sol. Há chance de chuvas no Noroeste e Oeste. Devido à presença do ar polar, as temperaturas ficam amenas durante todo o dia.

Em entrevista para o portal GZH, o meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Murilo Lopes, afirmou que mesmo após a passagem da frente fria a partir do dia 10, o estado continuará apresentando baixas temperaturas. No entanto, alerta também que não há como definir o quão forte o fenômeno pode ser.

Afirmou também que as mínimas registradas nesta segunda-feira não devem se repetir no restante da semana. Segundo o meteorologista, frio dará espaço para o avanço de ar quente, pelo menos até o dia 10.

No entanto, baixas temperaturas são esperadas para os meses de junho e julho, com a consolidação do inverno. As mínimas mais baixas devem ser registradas na primeira metade de agosto. O tempo só deve sofrer outras mudanças drásticas no final de setembro, com a chegada da primavera.

Imagem: Alex Rocha / PMPA