Alerta: fogão a gás pode ser perigoso à saúde

Uma onda recente de pesquisas científicas aponta que os fogões a gás de uso doméstico podem ser prejudiciais à saúde. Segundo os estudos, a queima do gás de cozinha nos eletrodomésticos emite uma fumaça com gases tóxicos danosos para os pulmões humanos.

Mas afinal, é perigoso usar o fogão a gás em casa? Na verdade, especialistas apontam que os danos causados pelo eletrodoméstico dependem de uma série de fatores que podem exigir atenção dos brasileiros. Confira mais detalhes abaixo.

Gases tóxicos emitidos pelo fogão podem causar danos ao pulmão

Um estudo divulgado pela organização estadunidense PSE Health Energy aponta que foram encontrados vestígios de produtos tóxicos para a saúde humana no gás de cozinha durante o uso do fogão. Segundo a pesquisa, os vestígios não são danosos em pequenas quantidades, mas com o contato constante, podem ser prejudiciais à saúde a longo prazo.

Outro estudo, de dezembro, aponta uma conexão entre o uso do eletrodoméstico e casos de asma em crianças e adolescentes nos Estados Unidos. Além disso, os poluentes encontrados no gás de cozinha podem causar outros sintomas como sangramento nasal e náuseas. No entanto, também vale ressaltar que os perigos do fogão podem não ser significativos, dependendo de fatores de cada residência, como a ventilação.

Como diminuir os riscos do fogão a gás?

É essencial que o ambiente da cozinha esteja bem ventilado, portanto, é recomendado abrir as portas e janelas enquanto o eletrodoméstico estiver em uso. Uma coifa ou um exaustor também podem ser de grande ajuda, pois ajudam a filtrar os gases tóxicos.

Um purificador de ar no ambiente também pode ajudar a mitigar os danos a saúde. Eletrodomésticos que não usam gás também são uma alternativa, como, por exemplo, micro-ondas e sanduicheira. Para diminuir ao máximo os riscos, o ideal é optar pelo fogão de indução.