Água para todos: obra deve atender a demanda do Morro da Cruz, na Capital

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou, em agosto, uma obra de substituição e ampliação de 5.943 metros de redes de água que deve beneficiar cerca de 2,2 mil moradores do Morro da Cruz. 

De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, a ação faz parte da força-tarefa criada para amenizar a falta de água na região, fato registrado no último verão. 

Segundo o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, as obras devem garantir o abastecimento adequado onde, até então, a água chegava por mangueiras.  “A instalação das redes formais irá levar água para a parte da comunidade que era abastecida por mangueira e agora vai contar com uma rede de grande diâmetro, planejada, calculada para atender à demanda. Essa é uma das ações de médio prazo que iniciamos em fevereiro, com o levantamento e avaliação das redes existentes”, explicou. 

A obra também prevê a execução de 450 ligações de ramais de água, entroncamentos e, por último, cortes da rede antiga a ser desativada. 

A ação faz parte do  programa de redução de perdas, que torna o sistema de abastecimento mais eficiente, melhorando o desempenho e ocasionando menos eventos de intermitência. “Estamos muito orgulhosos do trabalho que o Dmae vem realizando para garantir verões com mais água para toda a comunidade do Morro da Cruz. Onde as redes formais não irão, o Demhab está garantindo a entrega de caixas d’água em parceria com a comissão de moradores. Só o diálogo permitiu os avanços que estamos experimentando em benefício de todos“, reforçou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado. 

Conforme o Dmae, os serviços serão feitos em partes, para evitar a perda em excesso de água tratada. “Setorizar a rede distribuidora é dividi-la em áreas menores, proporcionando o gerenciamento das perdas de água tratada. Outra vantagem é, durante consertos emergenciais e serviços programados, ter uma área desabastecida reduzida e, consequentemente, agilizar o retorno do fornecimento para os clientes”, completou o diretor-geral do Dmae.